domingo, 10 de abril de 2011

VEREADOR CIDO MEDEIROS QUER MELHORAR ESTRUTURA DO CENTRO DE ATENDIMENTO A MULHER (CAM) EM DOURADOS

O Vereador Cido Medeiros vem sendo constantemente abordado por munícipes e profissionais da saúde que lhes pedem para que interceda junto ao Poder Público Municipal visando solucionar “caos” instalado na saúde pública de Dourados, segundo o Vereador, “são denúncias graves que estão sendo constatadas através da população, recentemente, por exemplo, podemos ler estampadas em jornais constatações feitas através do Conselho de Saúde referentes à transferência do Centro de Atendimento a Mulher (Cam), para novas instalações e que está causando impasses e castigando pacientes, disse ele, que a pesar de aparentemente boas instalações em área privilegiada no centro de Dourados, falhas precisam ser corrigidas de maneira urgente para prevenir o colapso que já atinge o Pronto Atendimento Médico, o Hospital da Vida e Hospital Universitário, conforme já divulgado em meios de comunicação do nosso município”. Cido Medeiros disse ainda que o primeiro impasse constatado está no serviço de mamografia. O CAM dispõe do aparelho que faz estes exames, mas teve que terceirizar o serviço porque a sala onde ele será instalado passa por reformas desde janeiro. Enquanto o local não fica pronto, todas as pacientes estão sendo encaminhadas para a empresa que terceirizou o serviço com a prefeitura de Dourados. Outro problema é que como fica longe do hospital, o CAM precisa ser mais bem equipado, pois o local não dispõe de um recurso chamado Caf (Cirurgia de alta freqüência) e nem do aparelho de eletrocauterização. Trata-se de procedimento cirúrgicos no qual uma área doente pode ser retirada com mínimo dano ao órgão. Se durante um procedimento houver um sangramento fora do normal, o paciente precisa ser transferido para alguma unidade que disponha do recurso, o que leva um tempo maior de socorro. Com o sistema na unidade, o atendimento poderia ser imediato. Outra constatação é a ausência de um psicólogo no serviço Social. Uma paciente que descobre um problema grave na mama, por exemplo, sem atendimento psicológico ela fica abatida, o que muitas vezes acaba interferindo em seu tratamento. O CAM também não dispõe de internet, a unidade só não fica sem os dados do Sisreg (Sistema de Regulação de Consultas), porque os próprios servidores estão utilizando da internet da casa deles para consultar o sistema. Eles imprimem em casa e leva todos os dias para o Hospital, outro problema a ser solucionado é a questão telefônica, que sem uma central de telefone, a única linha disponível fica ocupada o tempo todo, o paciente não tem acesso via telefone ao Cam, isto porque o tempo todo os profissionais precisam ocupar a linha para acionar pacientes sobre as consultas, exames ou demais procedimentos marcados. Por dia a unidade atende 100 pacientes em média e faltam servidores na área administrativa, pois é necessário de pelo menos quatro novos funcionários para que setores como prontuários e de localização de pacientes fosse devidamente organizado. Também precisaria de um médico patologista cervical, visto que o único profissional disponível para atender toda a demanda estaria sobrecarregado, com isto as consultas estão demorando mais, em média 40 dias de espera. A piscina do CAM também não está recebendo manutenção do Centro de Controle de Zoonoses e uma água parada há dias acumula pequenas larvas que podem ser de mosquitos transmissores de doença.

CIDO MEDEIROS ENCAMINHA DOCUMENTO AO PREFEITO APONTANDO 9 FALHAS E SOLICITA OS SEGUINTES BENEFICIOS AO CAM:

01 – Agilidade na reforma da sala do serviço de mamografia;
02 – Disponibilidade do recurso para cirurgia de alta freqüência;
03 – Implantação do aparelho de eletrocauterização;
04 – Acompanhamento de um profissional de psicologia para pacientes que necessitam desse tipo de atendimento;
05 – Implantação e/ou instalação de internet naquela unidade para a verificação de dados de pacientes no sisreg;
06 – implantação de uma central de telefone já que a única linha disponível fica ocupada o tempo todo;
07 – Convocar e/ou contratar mais funcionários para atuar na área administrativa;
08 – Contratação de um médico Patologista Cervical, pois o CAM dispõe apenas de um profissional para atender toda a demanda;
09 – A realização de manutenção periódica por parte do CCZ na piscina existente no CAM.

Reitera o Vereador Cido Medeiros: Senhor Prefeito e competentes Secretários, depois de informar-lhes todas estas falhas que vem ocorrendo no CAM, espero que seja realizado um levantamento a respeito de tais situações e que, dentro das prerrogativas do elevado cargo  que Vossas Senhorias ocupam a frente do nosso município, determinem os responsáveis que solucionem em regime de urgência tal situação que vem castigando pacientes e funcionários do  Centro de Atendimento a Mulher (Cam) de Dourados.




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